sexta-feira, 17 de julho de 2009

você diz amar a Deus?

"No filme The Last Emperor [O Último Imperador], a criança ungida como o último imperador da China vive uma vida mágica de luxo com mil eunucos à sua disposição para servi-la. 'O que acontece quando você faz uma coisa errada?', pergunta o irmão. 'Quando eu faço uma coisa errada , outra pessoa é castigada', o imperador-menino responde. Para demonstrar o que estava falando, ele quebra um jarro e um dos servos é espancado. Na teologia cristã, Jesus inverteu esse padrão antigo: quando os servos erraram, o Rei foi punido. A graça é gratuita apenas porque o próprio doador assumiu o preço."

"Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais - nenhuma quantidade de renúncia, nenhuma quantidade de conhecimento recebido em seminários e faculdades de teologia, nenhuma quantidade de cruzadas em benefício de causas justas. E a graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos - nenhuma quantidade de racismo ou orgulho, pornografia ou adultério, ou até mesmo homicídio. A graça significa que Deus já nos ama tanto quanto é possível um Deus infinito nos amar."

(trechos do livro Maravilhosa Graça de Philip Yancey)




Entenda, você não é incentivado na vida cristã a viver uma conduta digna de ser chamada também cristã para que seus créditos com Deus aumentem. Não há nada que você possa fazer para que Deus te ame mais, ou até menos. Nada. Conforme-se, e pare de criar barreiras para aceitar este amor como ele é: perfeito e incondicional.
Incondicional: que não depende de condições, absoluto. Portanto, está na hora de pararmos de colocar uma lista de afazeres espirituais sobre nossos ombros já cansados com a expectativa de sermos mais aceitos por isso. Então, por que somos incentivados a viver essa tal conduta cristã? Porque é isso que significa dizermos "AMAMOS A DEUS!".

"Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus." (I João 5:3-5)

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama." (João 14.21)






Enfim, você diz mesmo amar a Deus? Que comecemos então a entender antes de tudo o que significa dizer isso. Amém.

quarta-feira, 15 de julho de 2009


"A tentação de considerar o poder um instrumento adequado para a proclamação do evangelho é a maior de todas. Sempre ouvimos outros dizerem; e o repetimos para nós mesmos, que ter poder [...] é uma coisa boa. Com esse tipo de racionalização, cruzadas aconteceram, organizaram-se inquisições, índios foram escravizados [...] construíram-se esplêndidas catedrais e opulentos seminários, e aconteceu muita manipulação moral de consciências."

Henri Nouwen




Como inspirar gás carbônico e expirar oxigênio; como levantar deitado e se deitar de pé; assim é pensar viver SENDO DEPENDENTE quando o mundo todo grita INDEPENDÊNCIA incessantemente. Por que não aceitar mais esse desafio? Ser dependente de Um que é Onipotente não soa ser uma má idéia, rs.
Romanos 8
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.



"A espera não nos diminui, assim como não diminui a mulher grávida. Nós nos dilatamos durante a espera." Eugene Peterson










A espera dos Achados - dos quais sou uma - está na volta do Filho; a espera dos Perdidos está nos Achados manifestarem com clareza a razão da esperança que os salvou. Como Pedro já nos alertava:

"Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seus corações. Estejam sempre preparados pra responder com mansidão e temor a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." I Pedro 3.13



Fiquem na graça, paz e sabedoria em Jesus Cristo.

"Talvez eu falasse mais sobre Deus do que com Deus. Talvez a tarefa de escrever sobre a oração me impedisse de levar uma vida de oração. Talvez estivesse mais preocupado com os elogios de homens e mulheres do que com o amor de Deus. Talvez estivesse lentamente ficando prisioneiro de expectativas alheias, em vez de ser alguém libertado pelas promessas divinas"


Henri Nouwen
em introção de The Genesee diary



A oração de hoje é que essas palavras sinceras de Nouwen não sejam parte também da nossa história. Mas caso sejam, que haja sim a mesma sinceridade em reconhecer e clamar pela graça transformadora. Amém.